quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cores da natureza

No sábado de manhã dei um belo passeio pelo Parque Marechal Carmona em Cascais com o meu sobrinho mais pequeno. Fomos apanhando do chão folhas e coisas da natureza com bonitas cores, que serviram depois para fazer experiências de aguarela sem usar o traço preto.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Quinta Biológica Sabores aos Molhos

No dia Domingo dia 6, estive com os ASK na Quinta Biológica Sabores aos Molhos, uma pequena e simpática quinta situada no Loureiro em Oliveira de Azeméis. A convite dos donos, a Isabel e o Raúl, passámos o dia a desenhar os recantos e os animais do sítio, com um belo piquenique pelo meio. Uma bela casa antiga, tipo "casal" antigo,que será recuperada e um burro Mirandês chamado Repas, fizeram as minhas delicias de desenho :) Um sítio a visitar novamente porque ficou muito por registar!
Ver fotos e desenhos dos participantes do encontro AQUI e AQUI






Foto de António Osório
Foto de António Osório

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Fábrica Viarco

No passado dia 28 de Junho fiz uma visita à muito aguardada, até porque não sabia quando teria oportunidade de a  fazer :) . Mas a organização do 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira possibilitou essa visíta com um convite feito aos urban scketchers para se juntarem ao encerramento do evento Viarco Express. Tivemos direito a uma fantástica visita à fábrica em funcionamento e a experimentar os diversos materiais inovadores que a fábrica vai desenvolvendo desde a grafite aguarelável, grafite liquida e em massa! "Parecíamos umas crianças numa loja de doces", foi a frase mais repetida e de fato foi um dia fantástico de experimentação e criatividade que culminou numa intervenção num mural utilizando estes materiais. Aqui ficam alguns desenhos e fotos do evento. Ver mais fotos do evento AQUI e AQUI


As várias fases da grafite, em pó, granulada, em massa, depois de seca

No processo de fabrico

Desenho no interior da fábrica, com uma mina

Experimentando uma barra aguarelável, pode ficar preto como a tinta da china

No exterior da fábrica
Foto de António Osório - experimentando os materiais
Foto de 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira - com grafite liquida e em barra aguarelável
Foto de 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira - com  barra aguarelável
Foto de 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira - com massa de grafite 
Foto de 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira - Intervenção no mural com grafite liquida
Foto de 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira - Intervenção no mural com grafite liquida

Os saberes da velhice

No passado dia 26 de Junho houve apresentação do livro "Nunca serei velho" no espaço Aqui à Volta em Aveiro. Aproveitando o tema, foi também dinamizada uma tertúlia de conversa animada sobre o tema dos saberes da velhice, organizada pelo laboratório de saberes LabCult. A par também ficou patente uma exposição das ilustrações do livro.